03/04/2008

Princípio dos pombos...


Princípio da casa dos pombos é a afirmação de que se n pombos devem ser postos em m casas, e se n > m, então pelo menos uma casa irá conter mais de um pombo

Embora se trate de uma evidência extremamente elementar, o princípio é útil para resolver problemas que, pelo menos à primeira vista, não são imediatos. Para aplicá-lo, devemos identificar, na situação dada, quem faz o papel dos objectos e quem faz o papel das gavetas.



Por exemplo em qualquer grande cidade (digamos com mais de 1 milhão de habitantes) existem algumas pessoas com o mesmo número de fios de cabelo.

Demonstração: Tipicamente uma pessoa tem cerca de 150 mil fios de cabelo. É razoável supor que ninguém tem mais de 1.000.000 de fios de cabelo na sua cabeça. Se há mais habitantes do que o número máximo de fios de cabelo, necessariamente pelo menos duas pessoas terão precisamente o mesmo número de fios de cabelo.

copiado descaradamente da wikipedia...

2 comentários:

Anónimo disse...

Este é um daqueles posts q, provavelmente, nem tu entendeste... estás ao teu melhor nível...! feliz aniversário! mami.

Anónimo disse...

oh no, finally i realized why i have to be a chocolate eating machine!
Cause if there is like 500 000 mouths in Zürich, but Lindt and Sprüngli produce at least 20 000 000 (rough guess ;)) kg of chocolate..
then there is less mouth houses than chocy pieces looking for a mouth house - and then i have to be home of lots of chocy pieces :))) yesyes...
(i know i know thats not the point of the pigeon principle...but is amazing :)))

Happy Birthday, Alles gute zum Geburstag....
I love you, kisses