11/05/2008

Façam coisas diferentes...



Os autores do "This Year I Will" afirmam que todas as acções humanas se enquadram dentro de três tipos de distintos de zonas de actividade: zona do conforto, do desafio e do stress (tradução macarrónica...).

A zona do conforto é a mais frequente da nossa vida e é nela que enquadramos todas as actividades mecanizadas que fazemos no dia-a-dia (hábitos), enquanto a zona de stress compreende todas as actividades para as quais não estamos claramente preparados (pelo menos naquele determinado momento) mas é no meio que reside a virtude, na zona do desafio… A zona do desafio contém todas as actividades novas, diferentes, intelectualmente excitantes mas perfeitamente exequíveis.

Devemos sempre tentar mantermo-nos ocupados com actividades da zona do desafio, porque só assim conseguimos manter o nosso cérebro saudável. Fazer coisas diferentes todos os dias, nem que seja ir a um café diferente, força o nosso cérebro a um constante processo de aprendizagem e de construção de novas ligações neuronais. Este exercício diário de aprender coisas novas terá também um efeito preventivo de doenças neurológicas.

Mas pasmem-se agora, segundo um estudo científico, ter actividades da zona de desafio também emagrece. Grupos de gémeos com pesos idênticos e sujeitos à mesma alimentação e actividade física, eram sujeitos diariamente a duas horas de música, sendo a sempre a mesma para um dos gémeos e sempre diferente para o outro. E tcharannn, os gémeos expostos a músicas diferentes todos os dias emagreceu…

Fugir da rotina para além de nos tornar mais espertos ainda cuida da linha…

Sem comentários: