26/04/2009

O 25 de Abril somos nós...

Deveria ter escrito isto ontem…

Assumo que dou pouco valor ao dia do 25 de Abril, não que minore a importância de todos os valores que ele nos trouxe e que agora damos por garantidos como o ar que respiramos. Liberdade, democracia, progresso, igualdade, justiça e tantos outros garantes. No entanto sempre achei que o estado novo mais ano menos ano acabaria por cair apodrecido e por essa razão mitigo um hipotético sentimento de efusiva alegria… 25 de Abril… Porreiro pá…

Vivo o 25 de Abril com especial indiferença, o facto de ser um menino pós-25 de Abril também não deverá ser de grande ajuda…

Mas o importante disto tudo é que Portugal mudou, melhorou, pulou e
todos os velhos e todos os bufos caíram das suas cadeiras e Portugal voltou a ser um país democrático. O país viveu mais de 40 anos de ditadura sobre o punho de António Oliveira Salazar e Marcello Caetano que foram efectivamente ditadores, com mais ou menos sangue nas suas mãos mas ditadores. Por isso é com enorme repúdio (até mais humanista do que político) que vejo estátuas, estatuetas e incursões toponímicas de figuras maiores do estado novo…

Sou um gajo democrático. Apesar de não compreender os movimentos radicas (quer eles sejam de direita ou de esquerda) sou a favor da total liberdade de expressão mas neste caso a "glorificação" de personagens da nossa história que estão na nossa
"shit list" é no mínimo condenável… Não me parece que nas "Santa Combadões" por esse Europa fora existam quaisquer estátuas ou largos com os nomes dos ditadores aí nascidos…


A burrice e falta de sentido humanista tiram-me do sério…

Tenho dito…

Sem comentários: